O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já escolheu seus dois candidatos ao Senado por Mato Grosso: o deputado federal José Medeiros (PL) e o governador Mauro Mendes (União Brasil). No entanto, Valdemar reconheceu que há um “problemaço” a ser resolvido dentro da legenda, já que o senador e pré-candidato ao governo do Estado, Wellington Fagundes (PL), quer que sua nora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), seja uma das componentes de uma possível chapa entre PL e MDB.
Leia também
Abilio garante que Bolsonaro ‘bateu martelo’ para apoio a Mendes e Medeiros ao Senado; Janaina estaria descartada
Em entrevista à Jovem Pan, na noite desta segunda-feira (15), Valdemar detalhou o impasse que envolve as articulações da sigla no Estado.
“Em Mato Grosso, Wellington Fagundes deve ser candidato, mas nós temos um problemaço para resolver com os senadores, que nós vamos resolver, que o Bolsonaro já escolheu os dois (senadores). Ele quer apoiar o Mauro governador e o Zé Medeiros. Ele quer apoiar”, disse.
Na sequência, mencionou diretamente a força da deputada em meio às tratativas: “Nós temos um problema com o pessoal do MDB lá, que é a nora do Wellington Fagundes, nosso senador. Ela (a Janaina) está muito bem nas pesquisas para senadora”.
A fala de Valdemar confirma o que o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), havia antecipado em primeira mão ao Olhar Direto. Na semana passada, o gestor municipal revelou que recebeu a informação diretamente de uma pessoa próxima a Bolsonaro durante agenda em Brasília.
“Uma pessoa bem próxima ao Bolsonaro disse que ele definiu que aqui no Estado de Mato Grosso os candidatos ao Senado dele são: o governador Mauro Mendes (União) e o deputado federal José Medeiros (PL)”, afirmou Abilio à reportagem, ao relatar que já havia comunicado o próprio Valdemar sobre a decisão.
O anúncio representa uma sobrevida ao projeto de Wellington Fagundes, que vem articulando a consolidação de uma chapa com apoio do PL, na expectativa de garantir espaço para sua nora, Janaina Riva, no pleito de 2026.
Com a declaração de Valdemar, a possibilidade de aliança com o MDB, contudo, ainda não fica totalmente descartada, apesar de que algumas frentes do partido, como Abilio, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) e do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), serem contra a coligação.
FONTE





